A busca por inovação somada ao apelo de programas governamentais como o Inovar-Auto tem forçado as empresas a desenvolver motores energeticamente mais eficientes e menos poluentes.
Essa tendência estabelece naturalmente padrões superiores de qualidade. A redução gradativa das tolerâncias dimensionais de componentes automotivos em geral, especialmente dos componentes para motores, é um dos exemplos de como a cadeia produtora de auto-peças tem sido diretamente afetada por essa tendência. Neste sentido, o critério para qualificação de máquinas, processos de fabricação e equipamentos de medição desempenha papel decisivo para o sucesso da manufatura.

Qualificação Metrológica

O Qualificação Metrológica tem como objetivo elevar o nível de capacitação dos profissionais de diversas áreas relacionadas ao Controle da Qualidade Industrial no Brasil, organizando palestras e workshops sobre diversos temas relevantes ao segmento.

Vagas Limitadas

Inscreva-se o quanto antes para garantir sua participação. O período de inscrição termina em 11/10/2013.
Observações: A participação no evento é gratuita e restrita aos convidados das empresas apoiadoras, incluindo refeições e estacionamento no local.
Para se inscrever, CLIQUE AQUI e preencha o formulário.

Data e Local

Data: 15 de outubro de 2013
Horário: início às 08:30 horas
Local: Hotel Premium Norte
Rua Novotel, nº 931, Campinas – SP

> Detalhes do local do evento

Temas abordados:

Abertura: Apresentação do Grupo DR. JOHANNES HEIDENHAIN GmbH

Palestrante: Victor Vieira
DR. JOHANNES HEIDENHAIN GmbH
Gerente Geral da empresa DIADUR Indústria e Comércio Ltda.

Desafios para o Futuro na Fabricação e Controle de Componentes de Motor

Palestrante: André Ferrarese
MAHLE Metal Leve S.A.
Gerente Mundial de Inovação para Componentes de Motor.
Graduação e Mestrado em Engenharia Mecânica – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP)
Pós Graduação em Administração de Projetos – Fundação Instituto de Administração
Membro do Innovation Board da Câmara Brasil-Alemanha desde Novembro de 2012.
Há mais de 13 anos trabalha com o desenvolvimento de componentes de motor. Em 2006 se tornou responsável mundial pelo desenvolvimento de anéis de pistão no grupo MAHLE. Em 2011 assumiu a coordenação mundial do departamento de inovação envolvendo todos os produtos da unidade de negócios de componentes de motor.

Apresentação dos Resultados dos Testes Laboratoriais de Estabilidade dos Apalpadores Eletrônicos e Inicio do Monitoramento in loco, com uso de Câmara Climática

Palestrante: Maria Cristina R. D. Zernik
Feinmess Tecnologia e Treinamento Ltda.
Graduada em Engenharia Mecânica, Certified Quality Engineer pela ASQ – American Society for Quality , 30 anos de experiência na área de Metrologia em indústria de auto-peças, laboratórios acreditados junto ao INMETRO e instituto de pesquisas. Gerente Técnico do Laboratório Feinmess, avaliadora técnica da Cgcre.

Princípios de Funcionamento dos Apalpadores Eletrônicos

Palestrante: Bernhard Lichtenauer
DR. JOHANNES HEIDENHAIN GmbH (Alemanha)
Master of Science, formado na Universidade de Tecnologia de Viena, no campo da Engenharia Mecânica com a Dipl.-Ing .Trabalhou na indústria automobilística em diferentes posições para as principais empresas alemãs. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de produtos na empresa DR.JOHANNES HEIDENHAIN GmbH, no Departamento de Marketing de Máquinas-Ferramenta.

Controle da Qualidade na Cadeia de Fornecedores Automotivos

Palestrante: Bruno Neri
Robert Bosch Ltda.
Bruno Neri é gerente de Qualidade, Garantia e Assistência Técnica da Robert Bosch para a América Latina.
Atuando na área de Qualidade da Bosch há mais de 10 anos, adquiriu experiência na América Latina e na Europa na área de Qualidade da cadeia de autopeças, abrangendo desde a gestão de fornecedores até a interface com as montadoras e o mercado de reposição.
Bacharel em Engenharia Mecânica e especialista em Qualidade Industrial pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Novas Tecnologias de Medição: as oportunidades criadas pela Metrologia Multisensor e Tomografia Computadorizada Rx

Palestrante: Alvaro J. Abakerly
IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Doutorado em Engenharia Mecânica EESC-USP-São Carlos com pós-doutorados NPL-Nationa Physical Laboratory (Inglaterra, 1996) e no NIST – National Institute of Standards and Technology (EUA, 2004), onde trabalhou com modelagem, simulação e análise de desempenho de sistemas de medição. Foi professor e pesquisador da Universidade Metodista de Piracicaba (1990-2008). Atuou como Diretor de Operações e Negócios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT (2009-2012) onde atualmente é Diretor do Núcleo de Bionanomanufatura.

Resultados dos Testes Laboratoriais – Linearidade dos Apalpadores Eletrônicos

Palestrante: Maria Cristina R. D. Zernik
Feinmess Tecnologia e Treinamento Ltda.

Conceitos Básicos do Projeto Mecânico de Sistemas de Medição

Palestrante: João A. Camargo
Projac Sistemas de Medição Ltda.
Sócio proprietário da Projac Sistemas de Medição Ltda, tendo atuado no Grupo Schaeffler do Brasil durante 40 anos , como Tecnólogo da Qualidade e Coordenador na área de Projetos de Sistema de Medição. Atualmente atua na área de Projetos e Construção de Maquinas e Dispositivos.

Requisitos para Planejamento da Qualidade, MSA e VDA5 / ISO 22514-7,Qualificação de Processo e Máquina, Utilização do CEP.

Palestrante: Stephan Sprink
Q-DAS GmbH & Co. (Alemanha)
Formado em Engenharia e Ciências Econômicas, com 3 anos de experiência como consultor para LIMS (Laboratory Information and Management System) para as industrias Química e Alimentícia. Iniciou na Q-DAS GmbH em 1999 como Engenheiro de Aplicações, e atualmente é reponsável pelas vendas nacionais e internacionais da Q-DAS em mais de 25 paises, no cargo de Gerente de Vendas e Matketing.

Exatidão no Ciclo de Medição, Acreditação de Dispositivos de Medição, O Futuro da Metrologia

Palestrante: Bernhard Lichtenauer
DR. JOHANNES HEIDENHAIN GmbH

Resultado do Teste de Estabilidade (monitoramento in loco): simulação do processo, Ferramentas da Qualidade para Avaliação do Método e Processo

Palestrante: Alberto Kiyoshi Saiki
DAS Quality Ltda.
Profissional da área de informática desde 1974, socio-fundador das empresas Série-Q Infomática e DAS Quality Ltda, atuante na área da Qualidade Industrial desde 1984, formado em Ciencias Contábeis com especialização em Administração da Produção pela Fundação Getúlio Vargas.

Apoio:

Apoio